Separamos 9 dicas para melhorar as técnicas que podem ajudar a dar uma guinada no seu negócio!
Abaixo separamos uma lista com 9 dicas para melhorar as técnicas podem ajudar a dar uma guinada no seu negócio!
1- Faça perguntas
Convidar sua persona a interagir com seu conteúdo é a melhor maneira de começar a estimular o engajamento na sua página. Para isso, prepare posts que lancem questionamentos, sempre relacionando o conteúdo aos serviços de sua empresa.
Se o seu negócio está inserido no campo de alimentos, por exemplo, você pode perguntar qual o melhor prato ou combo favorito da sua persona.
O importante é encontrar um assunto que converse diretamente com o seu tipo de serviço e, claro, instigue a persona à discutir e a colaborar com seu ponto de vista.
2- Não perca o timing
Ter um bom timing é essencial para resultados positivos em sua estratégia de marketing nas redes sociais. É muito importante que seu negócio realize testes e experimentos próprios, a fim de descobrir os melhores horários para postagens, qual o dia da semana mais relevante para a persona e quando a concorrência está deixando mais brechas no conteúdo (nós,aqui da agência i-THINK utilizamos o Mlabs, ferramenta de agendamento e que nos fornece relatórios para achar o melhor dia e horário).
Com isso em mãos fica bem mais fácil planejar o momento ideal para a postagem de cada nova peça produzida, levando em consideração o quanto de interação é esperado para cada etapa da semana.
3- Promova Sorteios
Esse é um recurso muito importante na geração de engajamento, mas igualmente perigoso.
Hoje em dia é fundamental que todos os concursos, sorteios e promoções realizados na rede estejam de acordo com a lei 5.768. Caso contrário, você correrá sérios riscos de ser penalizado, podendo, inclusive, perder a página no Facebook e receber multa pelo deslize.
Estando tudo nos conformes, a realização de sorteios é uma maneira ótima de promover o seu negócio, ganhar visibilidade e aumentar (e muito) o alcance do seu conteúdo.
Considere sortear produtos de lançamento, eleger frases ou respostas criativas e até mesmo convidar o público à contribuir com a produção de conteúdo.
Lembre-se de ser irreverente e prezar pela criatividade. Uma ação bem elaborada é garantia de novos seguidores para sua página!
4- Combine imagens com outras formas de interação
Imagens e vídeos estão no topo da cadeia da geração de engajamento, e vale a pena experimentar mais com essas duas modalidades.Uma maneira simples de começar, é criar colagens com diferentes tipos de imagens e convidar sua persona a participar escolhendo a sua favorita, por exemplo.
Você pode fazer o mesmo e designar para cada imagem uma reação diferente, chamando o público para reagir de acordo com o post. Assim,você garante participação e ainda conquista uns pontinhos extras na hora de ranquear na rede.
O principal aqui é manter tudo condizente com o seu tipo de negócio e, claro, tomar cuidado para não exagerar.
5- Avalie a frequência de postagem
Um estudo da Buddy Media constatou que páginas que faziam de uma à duas postagens diárias tinham um índice de engajamento muito superior quando comparadas às páginas com mais de uma postagem por dia.
Essa relação pode estar atrelada à questão de qualidade e, claro, mudará de acordo com o seu tipo de negócio.
Faça testes frequentes com o seu conteúdo e certifique-se de que sua página tem priorizado a experiência do consumidor. Em algumas semanas será possível observar melhores resultados de visualização e engajamento.
6- Não se esqueça dos CTAs
Apesar de estar no bê-á-bá do marketing digital, é muito comum que os CTAs sejam deixados de lado na hora de construir um bom conteúdo para as redes sociais.
Convidar o leitor a participar faz maravilhas para o índice de engajamento, principalmente no Facebook.
Você com certeza já viu postagens do tipo: “Compartilha se concorda e curta se discorda”, não é mesmo?
Esse tipo de conteúdo é um chamariz e tanto para a interação, e pode ser um bom aliado quando usado com sabedoria. Priorize CTAs que convidem o leitor à interagir, curtir, compartilhar e comentar no seu post, e não deixe de mensurar as mudanças nos índices de engajamento.
Compare para descobrir quais são as chamadas com mais resultado e foque no seu uso!
7- Converse com seu público
Se lembra de quando disse que engajamento não pode ser uma via de mão única?
Essa informação se torna ainda mais importante quando levamos em conta o diferencial de uma página que responde aos seus fãs. Avalie empresas como a Netflix, por exemplo, que desenvolvem o trabalho de social media interagindo com boa parte dos comentários, e principalmente às perguntas e reclamações dos usuários.
Responder aos comentários ajuda na criação de um elo de confiança com a sua empresa, além de colaborar com o processo de SAC.
Considere ter um profissional preparado especificamente para esse tipo de interação, e trabalhe na voz e posicionamentos da empresa no mundo virtual.
8- Compartilhe conteúdos em primeira mão
Nada melhor que uma novidade quentíssima postada antes de todo mundo.
Invista na produção de conteúdo exclusivo e não deixe de compartilhar outros textos que abranjam o seu mercado de atuação, afinal de contas, seu público está interessado em mais do que apenas o seu produto.
Quanto mais você se mostrar relevante no Facebook, maiores as chances de conseguir motivar o engajamento para seu conteúdo.
9- Recicle conteúdos antigos
Sabe aquele post que bombou no mês passado? Não deixe que ele acumule poeira no canto da sua página. Aproveite sempre para repostar conteúdos, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao seu link e que ele alcance um maior número de visualizações.
Lembre-se de considerar uma boa descrição para a repostagem.
Tente valorizar o conteúdo e mostre à sua audiência que ele está de volta porque é relevante mais uma vez.
Engajamento, como já foi dito, precisa ser entendido como uma via de mão dupla, por isso,forneça bons conteúdos e crie um ambiente focado na experiência do consumidor, que em breve seus resultados virão de maneira natural.
Com um bom engajamento fica muito mais fácil estar próximo da persona e acompanhar às mudanças que ocorrem em seu meio.